A contabilidade vem enfrentando ao longo dos anos grandes mudanças nas normas e, dentre elas, destacamos a IFRS 18, que desempenhará um papel crucial no cenário da contabilidade.
Esta norma irá alterar a forma de como as empresas apresentam e divulgam as suas demonstrações financeiras. Ela define medidas de desempenho gerencial visando melhorar a comunicação nas demonstrações financeiras, fornecendo informações claras e comparáveis para os usuários. Essa norma ajudará o investidor a analisar o desempenho financeiro das empresas.
A IFRS 18 entrará em vigor para os relatórios anuais iniciados a partir do dia 1º de janeiro de 2027 e será afetada todas as empresas que precisam apresentar e elaborar as demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil (exceto pequenas e médias empresas – PMEs).
Essa norma terá como benefício aperfeiçoar e melhorar a comparabilidade do desempenho e a transparência das informações financeiras para algumas medidas de desempenho utilizadas pela administração, especialmente em relação à forma como é definido o lucro ou o prejuízo operacional.
As principais alterações e definições introduzidas pela IFRS 18 trazem importantes mudanças na estrutura de apresentação da demonstração do resultado (DRE), incluindo cinco novas categorias:
- Operacional: são as atividades principais do negócio, como vender produtos ou prestar serviços;
- Investimento: são as receitas e as despesas de investimentos que a empresa faz e que geram retornos separados das atividades comerciais, como comprar ações, investimentos em joint ventures etc.;
- Financiamento: são as receitas e despesas relacionadas a passivos, como empréstimos bancários e títulos, etc.
- Imposto de renda ou Lucro tributável: as despesas devem ser colocadas de acordo com a IAS 12 – Imposto de Renda;
- Operações descontinuadas: receitas e despesas de operações descontinuadas reconhecidas de acordo com a IFRS 5 – Ativos não correntes mantidos para venda e operações descontinuadas.
Outra novidade não menos importante que essa norma exige a divulgação das Medidas de Desempenho Definidas pela Administração (MPMs), que são indicadores escolhidos pelas empresas para avaliar seus resultados e embasar decisões estratégicas. Isso melhora a transparência e a interpretação do desempenho financeiro.
A IFRS 18 representa um avanço importante para as empresas. Dessa forma, contar com profissionais contábeis qualificados, bem-informados e preparados é indispensável para garantir uma adoção correta.
